Artroses

Artroses

O que é artrose?

A artrose é uma doença articular degenerativa, que a maioria das pessoas irá desenvolver à medida que envelhecem. A doença é o resultado do desgaste excessivo das articulações e da redução da reposição da matriz da cartilagem pelos condrócitos (células da cartilagem).

A fim de compreender a doença, é necessário ter conhecimento sobre a estrutura das articulações. A articulação contém tipicamente duas extremidades arredondadas de osso, cada uma recoberta com cartilagem articular. A cartilagem articular tem uma superfície lisa, o que facilita o movimento dos ossos uns contra os outros e também atua como um amortecedor de choques, protegendo o osso subjacente de traumas. A membrana sinovial circunda a circulação, formando um espaço articular entre as duas extremidades ósseas, e contém um líquido sinovial que lubrifica a cartilagem articular.

 

Quais são os sintomas da artrose?

Como a artrose é uma doença progressiva que se agrava lentamente, os sintomas também se irão agravar lentamente.

No início, o paciente não apresenta sintomas, no entanto os seguintes sintomas irão tornando-se cada vez mais intensos:

  • Dor: Dor na articulação durante e após o movimento articular. À medida que a doença progride, a dor pode estar presente mesmo em repouso e isto pode levar à privação do sono.
  • Rigidez: Isto é especialmente sentido após a imobilização prolongada, portanto, as articulações afetadas apresentam rigidez sobretudo matinal.
  • Dureza: As articulações podem revelar-se mais firmes e formar pequenos crescimentos ósseos a partir das extremidades das articulações.

 

Quais são as causas da artrose?

A maioria dos casos de artrose não tem causa conhecida. Estes casos são chamados artrose primária. Quando é conhecida uma causa específica de artrose, a doença é chamada artrose secundária.

A artrose primária está principalmente relacionada com o processo normal de envelhecimento. Através do envelhecimento, o conteúdo de água da cartilagem aumenta e a proteína que mantém a cartilagem é enfraquecida, o que faz com que a cartilagem sofra erosão. Portanto, a capacidade de absorver o choque e permitir movimentos fáceis é gradualmente perdida. O grau de reconstituição pelos condrócitos também é reduzido. As superfícies articulares opostas tornam-se irregulares, restringindo o movimento e causando dor e rigidez na articulação.

Em alguns casos, toda a cartilagem articular é perdida e os ossos acabam por deslizar uns contra os outros. Com o tempo, esta condição pode causar inflamação na articulação. A inflamação da cartilagem articular pode estimular novo crescimento ósseo, e isto pode piorar a capacidade de movimento na articulação.

A artrose secundária é causada por outras condições, tais como obesidade, trauma repetido ou cirurgia na articulação, malformações congénitas, diabetes, e outras alterações hormonais.

A obesidade é uma das principais causas da artrose, porque o aumento de peso aumenta a carga que é suportada pela cartilagem. A obesidade e o envelhecimento são, por isso, fatores de risco comuns para a artrose dos joelhos. Acredita-se que os traumas repetidos (lesões) dos componentes articulares, tais como ligamentos articulares, ossos e cartilagem, levam a uma artrose precoce dos joelhos.

Algumas pessoas nascem com articulações anormalmente formadas (anomalias congénitas). Estas pessoas são particularmente vulneráveis ao desgaste mecânico, causando a degeneração precoce e perda de cartilagem nas articulações.

 

Quais são os tratamentos para a artrose?

Não existem fármacos para evitar o progresso da doença, no entanto, muitos dos sintomas associados à artrose podem ser tratados com vários medicamentos. O paracetamol pode aliviar a dor, enquanto que os AINEs podem ajudar a reduzir a inflamação e a aliviar a dor.

Além disso, recomenda-se a reavaliação do estilo de vida de cada um. Por exemplo, a perda de peso reduz a carga articular e o aumento do exercício aumenta a massa muscular que irá apoiar a articulação. Além disso, a utilização de ferramentas que absorvem o choque e reduzem a carga de peso, tais como certos sapatos, muletas ou bandas de apoio podem aliviar a articulação do stress e do peso. Além disso, os conselhos de um fisioterapeuta podem ser úteis, assim como certos suplementos alimentares.

Em alguns casos, a cirurgia é necessária e isto irá envolver a substituição da articulação por uma nova artificial.

Wait!
It only takes 2 minutes.
Do you want to be able to join research projects?
Free and non-binding · more than 65.000 members
Yes, sign me up!
Maybe later
Health Panel

Fazer parte do Painel da Saúde

O objetivo do Painel da Saúde é melhorar a saúde através da investigação, mas precisamos da sua ajuda para o fazer. Pode ajudar inscrevendo-se no Painel da Saúde e, assim, possivelmente tornar-se um participante em projetos de investigação. Só o contactaremos se o seu perfil de saúde for adequado para um projeto de investigação em curso. Todos os projetos de investigação são pré-aprovados pelos respetivos Comités de Ética Independentes ou Conselhos de Revisão Institucionais.

Create Health Profile