O que é a hepatite?
A hepatite é uma inflamação do fígado. A doença caracteriza-se por uma função hepática reduzida, uma vez que a presença de células inflamatórias no fígado provoca a destruição das células hepáticas normais. Vários fatores provocam hepatite e o tratamento é importante para evitar a cirrose hepática.
Dependendo da duração da doença, a hepatite pode ser aguda ou crónica. Os sintomas de hepatite aguda ocorrem rapidamente, durando tipicamente até seis meses após a exposição. A hepatite crónica é uma condição inflamatória de longa duração que dura mais de seis meses.
Quais são os sintomas da hepatite?
Os sintomas da hepatite aguda e crónica incluem:
- Náuseas
- Perda de apetite
- Fadiga
- Perda de peso
- Dor abdominal - tipicamente abaixo das costelas do lado direito
- Dor nas articulações
- Febre
- Icterícia, ou pele e os olhos amarelos.
Quais são as causas da hepatite?
Vários fatores podem causar hepatite, podendo esta ocorrer como resultado da ingestão de vários tipos de medicamentos ou após um longo período de abuso de álcool.
Algumas pessoas sofrem de um tipo de hepatite em que o próprio sistema imunitário do organismo começa, de forma errada, a atacar as células hepáticas, causando assim inflamação. Este tipo de hepatite é chamado de hepatite auto-imune.
Um outro tipo chama-se hepatite viral, uma vez que é causada por um vírus que causa uma inflamação do fígado - hepatite A, B, C, D, e E. Os vírus mais comuns incluem a hepatite A, B, e C, sendo as duas últimas mais suscetíveis de se tornarem contínuas e crónicas.
As hepatites A e E são mais frequentemente transmitidas através da ingestão de alimentos ou água contaminada por fezes de uma pessoa infetada. As hepatites B e C são transmitidas através do contacto com sangue e outros fluidos corporais, tais como esperma - sendo, por isso, muito importante evitar partilhar seringas e usar sempre preservativo quando se tem relações sexuais com um parceiro infetado. A hepatite D só é contagiosa para pessoas que já estão infetadas com hepatite B.
Como é tratada a hepatite?
Como a hepatite pode ser causada por múltiplos fatores, o tratamento dependerá da causa subjacente. Recomenda-se sempre evitar o consumo de álcool, pois o álcool irá agravar a doença independentemente da causa.
A hepatite aguda viral não pode ser tratada com fármacos, mas deve ser instituído um tratamento de suporte, de forma que os sintomas sejam aliviados. A hepatite viral crónica pode ser tratada com antivirais, uma vez que este tipo de terapêutica tentará eliminar o vírus para que o fígado seja capaz de se auto-regenerar. Além disso, a utilização de medicamentos antivirais é importante para reduzir o risco de cancro do fígado ou cirrose hepática.
A hepatite auto-imune também é tratada utilizando um tratamento com glucocorticóide, que suprime o sistema imunitário e, assim, o ataque às células do próprio corpo.
Em casos graves, um transplante de fígado pode ser necessário, no entanto, esta possibilidade é rara.
É possível prevenir a hepatite A e B com vacinação. Além disso, é importante que uma pessoa infetada com hepatite B ou C proteja feridas abertas, pratique sexo seguro e boa higiene pessoal, não partilhando lâminas de barbear e escovas de dentes com outras pessoas.