Se você ou um ente querido for afetado pela SMD, sabe que os sintomas como anemia, infeção e hemorragia, podem afetar muitas facetas da vida e que a fadiga é frequentemente uma companheira sempre presente. A fadiga na SMD está associada a uma qualidade de vida reduzida e é, portanto, um sintoma importante a abordar.
Estudos revelam a importância da nutrição e da atividade regular para ajudar a aumentar os níveis de energia e é, por isso, vamos passar pelo processo de construção de um prato nutritivo e delicioso. É perfeito para almoçar ou jantar, e destacaremos a importância dos nutrientes essenciais que ajudam a sentir-se com mais energia. Lembre-se, é sempre melhor consultar o seu médico sobre os melhores métodos para melhorar a sua fadiga, e sempre que começar uma nova dieta ou regime de exercício físico.
Comece o seu prato com hidratos de carbono de absorção lenta como o arroz castanho. Poupe a sua energia utilizando pacotes de arroz castanho que podem ser colocados no microondas.
A seguir, acrescente o frango picado. A carne e os ovos são a principal fonte de vitamina B12 , essencial para a produção de glóbulos vermelhos do sangue. Experimente cozinhar uma grande quantidade de frango quando se sentir menos cansado e utilize-o durante toda a semana.
Adicione, de seguida, os seus legumes favoritos. Certifique-se de introduzir legumes de folha verde escura - eles são uma excelente fonte de vitamina C, vitamina K, ferro e folato. Estas vitaminas desempenham papéis no seu sistema imunitário, na coagulação do seu sangue e nos seus níveis de energia.
Finalmente, junte uma gordura saudável, como 1/4 de um abacate. As gorduras insaturadas encontradas nos abacates são saudáveis para o coração e são a fonte de energia de absorção mais longa que pode dar ao seu corpo! O equilíbrio de hidratos de carbono, gorduras e proteínas irá mantê-lo cheio de energia.
Além de considerar a importância de adicionar nutrientes-chave e de equilibrar proteínas, hidratos de carbono e gorduras, é também importante considerar o que limitar: alimentos altamente processados, como produtos cozinhados embalados ou aperitivos e açúcar são inimigos na sua luta contra a fadiga! A boa notícia é que evitar alimentos altamente processados é muitas vezes também o primeiro passo para reduzir o consumo de açúcar.