Respire fundo e evite o stress

Respire fundo e evite o stress

O stress ocupa cada vez mais a nossa vida diária, mas os exercícios respiratórios podem ser uma ferramenta útil.

Um elevado nível de stress pode ser benéfico num curto período de tempo. No entanto, se o corpo permanecer em stress durante um período mais longo, pode ter consequências graves. Por conseguinte, é importante aliviar o stress de tempos a tempos. Aqui os exercícios respiratórios podem ser uma grande fonte de ajuda.

Muitos exercícios respiratórios podem afetar o nível de stress do corpo. O efeito é mensurável na concentração das hormonas do stress Cortisol e Noradrenalina, que diminuem quando respiramos profunda e calmamente.

Um grupo de cientistas do Instituto Médico Howard Hughes da Universidade de Stanford descobriu que a alteração na concentração das hormonas do stress está ligada a um aglomerado nervoso no cérebro. Este aglomerado é chamado "complexo pré-Bötzinger" e regula a respiração.

Os cientistas descobriram que as alterações no "complexo pré-Bötzinger" podem ter um efeito calmante. Isto significa, em suma, que as alterações na respiração têm um efeito sobre o nível de stress do corpo.

 

O stress é importante

O stress não é necessariamente uma coisa má. Quando estamos stressados, o corpo está num estado de alerta acrescido. O sangue e o oxigénio são apressados através do corpo e o cérebro está em sobrecarga. Muitos experimentam isto se  se virem envolvidos, por exemplo, num acidente de viação.

Em termos de evolução, o stress desempenha um papel importante na nossa sobrevivência. Se o cérebro e o corpo estiverem a operar ao mais alto nível, podemos sentir o perigo e agir em conformidade. Isto é verdade tanto para fugir de um predador como para evitar um acidente de viação na auto-estrada.

No entanto, o stress crónico pode ser perigoso. Diabetes, ataque cardíaco e AVC são apenas algumas das doenças que o stress pode causar.

 

Uma epidemia

Os cientistas noruegueses examinaram 2000 estudos científicos internacionais, e concluíram que existem seis causas primários de stress nos jovens.

  • Conflitos em casa;
  • Competição escolar com colegas;
  • Falta de apoio dos professores;
  • Tempo  insuficiente para atividades sociais;
  • Grandes expectativas em relação a si próprios;

Os cientistas concluíram ainda que as raparigas são mais ansiosas que os rapazes.

Por conseguinte, devemos avaliar e priorizar as nossas opções para prevenir o stress crónico. Diferentes exercícios respiratórios, pausas regulares e uma avaliação das causas que despoletam a ansiedade, podem ajudar-nos a manter o nosso nível de stress a um nível mínimo.

Sources

1. https://videnskab.dk/krop-sundhed/aandedraetsoevelser-kan-afhjaelpe-stress
2. http://science.sciencemag.org/content/355/6332/1411
3. https://videnskab.dk/kultur-samfund/derfor-bliver-flere-unge-stressede
4. https://www.mentalhealth.org.uk/statistics/mental-health-statistics-stress
5. https://cepymenews.es/espana-es-el-pais-europeo-con-mas-estres-laboral/

Latest health news

All health news
Wait!
It only takes 2 minutes.
Do you want to be able to join research projects?
Free and non-binding · more than 65.000 members
Yes, sign me up!
Maybe later
Health Panel

Fazer parte do Painel da Saúde

O objetivo do Painel da Saúde é melhorar a saúde através da investigação, mas precisamos da sua ajuda para o fazer. Pode ajudar inscrevendo-se no Painel da Saúde e, assim, possivelmente tornar-se um participante em projetos de investigação. Só o contactaremos se o seu perfil de saúde for adequado para um projeto de investigação em curso. Todos os projetos de investigação são pré-aprovados pelos respetivos Comités de Ética Independentes ou Conselhos de Revisão Institucionais.

Create Health Profile